O primeiro mandato legislativo da deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) é marcado por compromissos e responsabilidades com o povo rondoniense. Após a sua vitória nas urnas, sendo a mulher mais votada da história da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), com 24.677 votos, foi escolhida para presidir uma das comissões mais importantes da Casa de Leis, a de Finanças, Economia, Tributação, Orçamento e Organização Administrativa.

Também com a sua missão e pelo histórico na área do Ensino, foi definida como vice-presidente da Comissão de Educação e Cultura. Além delas, faz parte como membro atuante em outras duas, sendo a de Defesa das Crianças, Mulher e Idoso, e de Transporte e Obras Públicas.

As comissões são responsáveis por avaliar os projetos de lei e outras propostas apresentadas pelos deputados estaduais. De acordo com a parlamentar, a presença em comissões contribui de forma importante no desenvolvimento e nos encaminhamentos que a Alero pode obter junto ao Governo do Estado.

“Elas analisam se as propostas são constitucionais, se estão de acordo com as leis vigentes e se são necessárias ou não. Após a avaliação das comissões, os projetos são submetidos à votação do plenário da Alero. Se aprovados, as leis passam a valer para todo o estado após a sanção do governador”, explicou Ieda Chaves.

Tags: